quarta-feira, 27 de outubro de 2010
comutação de escada com inversor
Antes de iniciar o trabalho, fizemos trabalho de pesquisa, tanto na internet, como em documentos fornecidos pelo professor e outro, seguidamente começamos por fazer o esquema multifilar e unifilar, com as devidas cotações. Depois do projecto aprovado, pensamos em dar início a elaboração do trabalho de acordo com o projecto.
Começamos por fazer a traçagem do trabalho, colocação da caixa de derivação, distribuição das braçadeiras, colocação de tubo VD16, enfiamento dos condutores com o auxílio da guia na rede de tubos, aplicação dos componentes eléctricos de acordo com os esquemas. Finalmente efectuamos as ligações nas caixas de derivação, tendo sempre em conta as ligações e aperto das mesmas. Aplicamos uma caixa D4 (caixa de quadro eléctrico) onde colocamos os aparelhos de protecção e de corte do circuito eléctrico, ou seja um dispositor diferencial (DR) e um disjuntor unipolar de 10A. (de acordo com as normas de segurança, nos circuitos de iluminação não se deve utilizar disjuntores com o valor superior a 10 amperes).
O material utilizado foi estanque, por considerarmos que o local da instalação era um local húmido.
Este tipo de circuito eléctrico usa-se em locais de grandes dimensões como por exemplo: em corredores, escadas, salões, porque dá para ligar e desligar em três pontos distintos.
O disjuntor diferencial (DR), é um dispositivo muito importante de protecção utilizado em instalações eléctricas. Permite desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga.
Existem disjuntores de várias sensibilidades, até 30mA, são destinados fundamentalmente a protecção de pessoas, enquanto os de correntes nominais residuais de 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA ou ainda superiores a estas, são destinados apenas a protecção patrimonial.
Os circuitos protegidos por estes dispositivos necessitam ainda de uma protecção contra sobrecargas coordenado com o disjuntor DR.
Todo o cuidado é pouco quando se trata de instalações eléctricas.
Um fio descascado, uma tomada ou um interruptor com defeito podem colocar em risco a saúde da sua família e até a sua residência. É conveniente lembrar que o Dispositivo DR actua em qualquer uma das situações que envolva fuga de corrente, que causam riscos à vida das pessoas.
vídeo da aula laboratorial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ivo, falta a explicação deste esquema, para que serve, constituição, etc.
ResponderEliminarFalta também o vídeo!